quinta-feira, janeiro 07, 2010

Amigos,

O ciclo natalino vai do dia 24 de dezembro até o dia 06 de janeiro, que é o dia de Reis. Neste dia, se realiza a apresentação do pastoril, que tem como temática a visitação dos pastores ao estábulo, para vistar Jesus que acabara de nascer. O grupo se divide em dois cordões onde a Mestra dirige o cordão encarnado e a Contramestra, o cordão azul. A Diana é a intermediária entre os dois cordões. Pode ter também vários outros personagens: o anjo, a borboleta, a jardineira, a cigana etc. As pastoras vestem saias rodadas, blusas brancas, levam na cabeça diademas enfeitados com flores e fitas e trazem nas mãos, pandeirinhos adornados de fitas.
Após a apresentação acontece a queima da lapinha, que é o presépio armado durante o mês de dezembro. No dia da queima, os santos são retirados e a lapinha é carregada, em procissão, até a frente da igreja onde é queimada. Esse momento é de agradecimento pelo ano que passou e de pedidos de prosperidade para o novo ano que se inicia,
Esse momento também marca o início dos festejos carnavalescos.
É um espetáculo de fé cristã, ao mesmo tempo profano, que embora raro nos dias de hoje, encanta a todos que assistem, pela sua simplicidade e pureza.

O "Flores do Capibaribe" esteve presente ontem, dia de Reis, na apresentação do pastoril organizado por nossa flor Antonieta há 6 anos, seguido da queima da lapinha que aconteceu em frente a igreja da Vázea, bairro que, cada vez mais, se consolida como reduto da cultura popular, preservando e valorizando as nossas mais ricas manifestações..

Nenhum comentário:

Postar um comentário