quinta-feira, junho 07, 2012

O QUE É "ACORDA POVO"


Os povos bárbaros louvavam seus deuses pelos frutos produzidos pela mãe terra. No tempo da colheita, acendiam fogueiras oferecendo sacrifícios, cantavam e dançavam.

Com o domínio do cristianismo, as homenagens eram feitas para os santos do período fértil e os rituais do fogo foram conservados por meio das figueiras e fogos de artifícios.

Os festejos juninos são uma herança trazida pelos portugueses católicos e tornou-se tradição popular, tendo cinco séculos de existência.

Com a participação e integração dos escravos nos festejos cristãos, aos poucos instrumentos de percussão popular, tais como atabaques, zabumbas, agogôs e outros, foram acrescentados ás orquestras bem como dança nos cortejos.

O ciclo junino homenageia São José, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, e é uma das expressões culturais brasileiras mais participativas e comunitárias celebradas pela igreja e a sociedade.

A bandeira de São João, uma das últimas procissões dançantes do Brasil, onde essas danças se realizam ao som de orquestras e instrumentos de percussão, sai as primeiras horas após o acender das fogueiras.

Inicialmente, a Bandeira e o Acorda Povo era um só evento. No final da procissão, a imagem do santo era levado à Igreja da comunidade.

Com a profanização do folguedo, que contribuiu pra enriquecer de beleza e animação os cortejos, e após alguns grupos, exaltando-se nas bebidas e danças dentro do recinto religioso, a Igreja Católica, proibiu a entrada para entrega da imagem que era uma tradição da Bandeira.

Com o sincretismo religioso de São João para Xangô, os folguedos foram absorvidos pelas religiões afro-brasileiras e as Bandeiras passaram a sair dos terreiros.

A partir daí, surgiram dois tipos de folguedos: as Bandeiras de São João com orações e louvações ao santo e o Acorda Povo de madrugada com cantorias e danças ao som de instrumentos de percussão sempre regados à cachaça, vinho e muita dança.

Atualmente, instituições educativas e organizações populares estão preocupadas em resgatar esse folguedo como parte da nossa identidade cultural.

Cria-se um clima de festa, começando com a decoração da casa-capela, que é a casa do padrinho ou madrinha de onde sai a Bandeira. Enfeitada de bandeirinhas e balões, fogueira acesa, fogos no ar, cheiro de comida de milho, doces, bebidas e muita música.

Os participantes vestem-se com as cores do santo: vermelho e branco. Todos trazem sua colaboração para o sucesso do folguedo; comidas juninas, bebidas, flores, convidados. O andor fica no lugar amplo da casa com a imagem de São João do Carneirinho , enfeitando com rosas brancas e vermelhas, em frente do qual as pessoas rezam, benzem-se e fazem pedidos. Reza-se antes de sair pedindo benção, louvando São João, dando vivas. Um dos participantes, vestido de padre, joga pingos de água com sal (para limpeza) sobre os convidados. Após, água de manjericão, para todos receberem proteções e graças. Fazem representação cênica do batismo, louva-se a fogueira e o santo.

As cantorias e as músicas são elementos fundamentais deste tipo de comemoração popular. Nelas estão inseridas os desejos, as orações, e os agradecimentos das comunidades. O “Hino do Acorda Povo” e “Louvação” são dois exemplos da perpetuação da tradição musical do cortejo.

  • LOUVAÇÃO

( Antônio madureira, Ronaldo Brito e Assis Lima)

Meu São João

Meu São João

Hoje será tua festa

Saudemos tua bandeira.

São João mandou

São João mandou

Cantar, dançar noite inteira

Para louvar a fogueira.

  • ACORDA POVO

Acorda povo

Que o galo cantou

Foi São João

Que anunciou

Que bandeira é essa

Que vamos levar

É de São João

Para festejar

Acorda Povo

Que o galo cantou

É São João

Primo do senhor

Refrão...

Se São João soubesse

Quando era seu dia

Descia do céu

Com prazer e alegria

São João foi tomar banho

Com vinte e cinco donzelas

As donzelas caíram n' água

São João caiu com elas

Acorda povo que o galo cantou...

Refrão...

Ô meu São João

Eu vou me banhar

As minhas mazelas

No rio deixar

Refrão...

Ô meu São João

Eu vou me banhar

As minha mazelas

No rio eu deixei









Nenhum comentário:

Postar um comentário